Quarta-feira, 1 de Setembro de 2010

Como responder a um anúncio

Caso encontre um anúncio de emprego do seu interesse e pretenda responder ao mesmo, deve procurar ter o máximo cuidado na elaboração da sua resposta, para que esta surta o efeito pretendido, ou seja, a admissão para o lugar ou a chamada para uma entrevista. Na sua resposta ao anúncio seleccionado, deverá respeitar o formato de resposta solicitado pelo empregador (carta, fax, e-mail, ou outro) e redigir de forma exemplar a sua carta de apresentação que deverá depois enviar juntamente com o seu Curriculum Vitae.

A carta de apresentação ou de resposta a anúncio de emprego, tem como objectivo despertar o interesse da entidade empregadora, evidenciando as razões que o levam a candidatar-se e fazendo sobressair alguns dados específicos do Curriculum Vitae que julgue importantes tendo em conta as funções a que se candidata. Durante a elaboração da sua carta de apresentação deve procurar seguir algumas regras básicas, devendo indicar a sua identificação pessoal (nome, morada, telefone e e-mail), a identificação do destinatário (se possível dirigir a carta aos Recursos Humanos ou de Pessoal), fazer referência ao anúncio a que está a responder (nome do jornal ou outro local onde viu o anúncio, data de publicação e número de referência ao anúncio) e fazer referência à função a que se candidata, redigindo uma breve exposição e enumerando os motivos da sua candidatura, tentando sempre que possível, articular os motivos enumerados com o que conhece da entidade empregadora. É também importante que manifeste a sua disponibilidade para a realização de provas ou entrevistas, pois assim reforçará o seu interesse no emprego a que se está a candidatar e causará certamente uma melhor impressão. No final da carta de apresentação deve despedir-se de uma maneira formal e incluir a data e a sua assinatura.

 

Ao elaborar a sua carta de apresentação deve ser procurar redigi-la de forma breve mas completa, não devendo exceder a extensão máxima de uma página. A carta deve ser impressa em computador, excepto caso seja indicado no anúncio que deve ser manuscrita. Não envie fotocópias da carta de apresentação, iria dar uma ideia de algum desinteresse na empresa a que está a concorrer, o que não corresponderia à verdade.

A acompanhar a carta de apresentação deve incluir o seu curriculum vitae, este deve cativar a atenção da eventual entidade empregadora desde inicio e conseguir ser apelativo ao ponto de o conduzir a uma futura entrevista presencial. Faça sobressair as suas qualificações académicas e competências de uma forma clara, lógica e objectiva, de forma a realçar o valor da sua pessoa em relação ao cargo a que concorre. Na maioria dos casos, duas páginas é o suficiente para descrever o seu perfil. Não se esqueça de ter atenção aos erros de ortografia, deve rever o seu currículo as vezes que achar necessário para efectuar as devidas correcções.

Em suma, quando responder a um anúncio de emprego, não se esqueça da real importância da carta de apresentação e o curriculum vitae, pois estes são o seu primeiro contacto com o possível empregador, sendo assim importante captar a atenção deste desde a primeira, até a última linha. Deve conseguir convencer o empregador que é a pessoa certa para o cargo e que tem as competências pretendidas. Tenha sempre em conta que a primeira impressão é a mais importante e que pode fazer a diferença entre conseguir ou não o emprego que tanto deseja.

publicado por Tiago às 21:20

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar

 

.posts recentes

. Vendedores Comissionistas

. TRABALHO DE SECRETARIADO

. Terapeuta de SPA (M/F)

. INSCRIÇÕES PARA DISTRIBUI...

. Precisa-se colaboradoras ...

. Trabalhar por conta própr...

. Ramo do turismo

. Atenção Jovens

. Comissionistas Farmácia/D...

. Cozinheiro ou Cozinheira

. Procura-se Animador (a)

. Recepcionista de Oficina ...

. Técnico Oficial de Contas...

. Caixeiro de Peças (m/f)

. Vigilantes (m/f)

. D2D - LISBOA

. Director de Loja (m/f)

. Web Marketing/ Técnico As...

. Precisa-se Bengaleiro

. Técnico de Contabilidade ...

. Excelente Oportunidade de...

. Trolha / Pedreiro e Canal...

. Help Desk

. Controller (M/F)

. Vigilantes - Algarve

. Cabeleireiro

. Gestor Clientes (M/F)

. Precisa se de Canalizador...

. Admitimos Cabeleireiras B...

. Operador de Call Center

. Pretendemos colaboradores

. Mecânico Bicicleta

. Empregada Doméstica Procu...

. Assistente Call Center (m...

. Operadores de Produção (m...

. Director de Manutenção(m/...

. Ofereço Aconselhamento

. CSL - Construções e Remod...

. Operários Fabris (m/f)

. Montagem e Pintura de PLA...

. Queres ganhar dinheiro em...

. Consultores Comerciais M/...

. Gestor de Produto (M/F)

. Babysiter

. Part Time Rentável

. Vigilantes - Maceira e Pa...

. Precisa se de Canalizador...

. Procurar trabalho no Cust...

. Consultores Comerciais

. Transporte Colectivo de C...

.tags

. todas as tags